Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Como surgiu...

Estávamos eu, Gessé e Débora sentados ao redor de uma mesa no Café Mafalda, os três pensando “E agora?”. Acabávamos de levar um balde de água fria em nossas cabeças. Na época eu estava iniciando um novo projeto e havia convidado os dois para serem os protagonistas do filme, mas as negociações com meu co-roteirista acabaram seguindo outro caminho e não seria possível tê-los nos papéis principais, então voltávamos a estaca zero. Mas estávamos empolgados para realizar algo, não deixar a peteca cair, então fomos para nossas casas com a missão de pensar em uma solução. Em casa, fritando os miolos de tanto pensar, eis que me veio a luz. Plim!!! Eu gosto bastante do “Sobre Café e Cigarros” do Jarmusch, um filme formado por vários curtas e feito ao longo de alguns anos, pensei com meus botões, porque não? Também gostei de outras experiências do tipo, como a coletânea de curtas “11 de setembro” e “Cada um com seu Cinema”, foi assim que a coisa começou. Pensei, fazer um longa aos poucos não é má idéia, com planejamento e trabalhando de modo cooperativo dá pra driblar a falta de dinheiro, e além disso fazer um filme ao longo de meses será um grande exercício de paciência, quase uma atividade Zen. Outro fator decisivo para essa escolha foi a abundância de textos disponíveis, a maioria deles do Gessé, que é uma máquina de escrever, as vezes acho que ele escreve até dormindo... Falei minha idéia para Débora e Gessé e eles toparam a empreitada, agora faltava um primeiro roteiro, tínhamos algumas opções e acabamos escolhendo um do Gessé, “O que acontece depois?”

Bruno de Oliveira (Diretor)

Nenhum comentário: