Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Simbologia no longa de curtas

Então, de repente nessa manhã me peguei pensando no filme que estamos produzindo e cheguei a questão FUNÇÃO dos personagens, Significado. O quê cada curta está dizendo e/ou significando?

Bom, o primeiro deles, mostra um personagem masculino que não sabe lidar com a mulher, ele parece ser pouco ativo em sua vida social enquanto ela é bastante agitada e se expõe bastante... No segundo novamente o personagem masculino está fugindo de assumir responsabilidades enquanto a mulher é sobrecarregada a tomar decisões e manter a ordem... No terceiro, ela novamente se põe na posição ativa tentando desperta-lo enquanto ele quer se manter na inércia por provável rancor de sua situação física...
Dessa forma, os três curtas estão retratando um painel contemporâneo onde o Homem se põe numa situação cômoda sem se posicionar em relação ao mundo enquanto a Mulher busca tomar a frente das ações, tantas que seu fator emocional se mostra sempre frágil a ponto de estourar... Bem rudemente, seria um painel onde os homens são uns bananas e as mulheres um trem desgovernado...

Certo ou errado, acho que os filmes estão muito bem colocados porque não tomam frente nessa discussão, eles apenas retratam sem focar na guerra dos sexos, mas importando-se em discutir a relação humana independente dessas características, o caráter está ali, faz parte dos personagens mas a discussão se preocupa com a Ação deles em torno do que o mundo lhes impõe.

Em geral, a Fuga é um ingrediente muito presente nas relações atuais, porque não sabemos como consertar as coisas, provavelmente por uma fragilização emocional ampla diante das dificuldades de atenção ao outro e a si; os roteiros que estamos trabalhando colocam os personagens nesse limite possibilitando ou não a fuga e é essa situação crítica que cria empatia às histórias.


Gessé Malmann

Nenhum comentário: